block1
block1

As Cores

Sabes que os rolos de papel higiénico servem para muitas brincadeiras. Por isso, não os deites fora quando estes acabarem.

Vais ver que dão muito jeito para esta brincadeira. Depois basta mostrar que sabes as cores, juntar a tua perícia em basquetebol e tens uma brincadeira bem divertida. Acerta nas cores e acerta nos cestos.

Materiais:
Bolas de pelo ou esferovite de várias cores;
Marcadores;
Rolos de papel higiénico;
Folhas de papel colorido e branco;
Tesoura; 

Como fazer:
- Colar papel colorido à volta dos rolos, usando só uma cor para cada rolo;
- Recortar vários círculos de papel branco;
- Pedir ao pai ou à mãe para escrever nesses círculos o nome de cada cor, usando o marcador da respetiva cor;
- Colar cada círculo no rolo da cor respetiva;
- Depois divertir-se a acertar com as bolinhas no respetivo rolo da mesma cor. 

Grande diversão muito colorida.

Curiosidade

Sabias que o nosso corpo e o nosso sistema nervoso respondem de forma diferente a estímulos provocados pelas mais variadas cores? Vamos dar-te alguns exemplos defendidos por cientistas:
O vermelho acelera os batimentos cardíacos, eleva a pressão arterial, provocando estados de alegria e defesa. Pode provocar inquietação ou gerar agressividade. Não deve ser aplicada em ambientes de trabalho que exijam atenção e concentração.
O amarelo é uma cor de grande luminosidade, associada ao sol, à alegria, à fartura. Desperta fome e aconchego, nas suas variações de nuances e tonalidades.
Já o Cor de Laranja tem as características do vermelho e do amarelo. Causa sensações de cansaço visual se for utilizada em áreas muito grandes.
Para terminar, o Azul é uma cor de intensidade fraca, que atua de forma suave no sistema nervoso. O seu efeito é equilíbrio, ainda assim, não deve ser utilizado em ambientes onde estejam pessoas com tendências depressivas. Em alternativa, sempre que possível deve-se optar por cores mais estimulantes.